Na semana em que os nomes dos novos mascotes das Olimpíadas e das Paralimpíadas que acontecerão na cidade do Rio de Janeiro em 2016 foram escolhidos (Vinícius e Tom), você já se perguntou quando surgiram os mascotes olímpicos? Pois, bem, os mesmos surgiram a partir das Olimpíadas de Grenoble em 1968 com o mascote Schuss (um esquiador). Desde então todo evento esportivo apresenta um ou mais de um mascote, já que as paralimpíadas ocorrem logo na sequência de encerramento dos jogos olímpicos.
Considerado o mais famoso entre todos os mascotes esportivos está Misha, que abrilhantou, virou desenho e apresentou um novo filão comercial que sempre é lembrado. O urso, símbolo da Rússia, foi mascote das Olimpíadas de Moscou no ano de 1980 e é símbolo de todos os outros mascotes. O uso de animais, por sinal, é corrente: cachorro (Munique, 1972), castor (Montreal, 1976), lobo (Sarajevo, 1984), tigre (Seul, 1988), corujas (Nagano, 1998) entre outros.
A escolha dos nomes dos mascotes oficiais de 2016 que representam a fauna e a flora do Brasil foi feita pelo público em votação pela internet. Foi uma justa homenagem aos poetas brasileiros de mesmo nome e à cidade do Rio de Janeiro.
A XXXI Olimpíada Rio 2016 ocorrerá entre os dias 3 e 21 de agosto. Algumas cidades que foram sede da Copa do Mundo, fora do Estado do Rio de Janeiro, também receberão competições. É o caso de Belo Horizonte, Brasília, Salvador e São Paulo, que receberão em suas arenas jogos preliminares de futebol (medalha de ouro nunca conquistada pela seleção canarinho).
Na sequência, os Jogos Paralímpicos de Verão 2016 ou Jogos da XV Paralimpíada de Verão serão realizados entre os dias 7 e 18 de setembro com disputas de vôlei sentado, competições de atletismo e natação, iatismo, tiro, futebol de 5 e de 7, entre outros esporte.
Os próximos jogos serão disputados na cidade de Tóquio, no Japão, em 2020.
LINKS DE ACESSO:
Texto bastante esclarecedor. Não havia passado na minha cabeça que eles representam Flora e Fauna. Nada indica....Os nomes não me parecem apropriados e as outras opções ,menos ainda.Dos males ,o menor. NORMA VALLE
ResponderExcluirTambém não gostei do nome dos mascotes. Embora tenha sido uma homenagem Vinícius e Tom foram ótimos "esportistas" da música e do bom e velho whisky!
ResponderExcluirEU ACHO OS MASCOTES BRASILEIROS UMA PALHAÇADA E PRINCIPALMENTE OS NOMES QUE LHES FORAM DADOS, PARA MIM TALVEZ ATÉ PELA FORÇA DA MIDIA E PELO LADO EMOCIONAL PROPAGADO O MELHOR FOI O URSO DA RUSSIA, QUE AO MEU VER ESTÁ LIGADO A REPREENTATIVIDADE DA RUSSIA, DO FRIO E DOS URSOS QUE EXISTEM NA REGIÃO, CARACTERISTICOS DELES. ACHO QUE OS MASCOTE DAQUI DEVERIA ESTAR LIGADO MAIS AO NOSSO FOCLORE, AS NOSSAS TRADIÇÕES, ACREDITO QUE O SACI DO ZIRALDO ERA A MELHOR OPÇÃO, MAS O FATO DELES REPRESENTAREM A FAUNA E FLORA PARA MIM TUDO BEM, MAS, ACHEI RIDULOS OS NOME SUGERIDOS, ME LEMBRO DE "OPA " E "EPA" ( TEM COISA MAIS RIDICULA,) E BATIZAREM DE VINICIUS E TOM, PRA MIM NÃO FOI A MAIOR APELAÇÃO MIDIATICA. ACHEI HORRIVEL, SEM NOÇÃO!
ResponderExcluir