Na semana em que os nomes dos novos mascotes das Olimpíadas e das Paralimpíadas que acontecerão na cidade do Rio de Janeiro em 2016 foram escolhidos (Vinícius e Tom), você já se perguntou quando surgiram os mascotes olímpicos? Pois, bem, os mesmos surgiram a partir das Olimpíadas de Grenoble em 1968 com o mascote Schuss (um esquiador). Desde então todo evento esportivo apresenta um ou mais de um mascote, já que as paralimpíadas ocorrem logo na sequência de encerramento dos jogos olímpicos.
Considerado o mais famoso entre todos os mascotes esportivos está Misha, que abrilhantou, virou desenho e apresentou um novo filão comercial que sempre é lembrado. O urso, símbolo da Rússia, foi mascote das Olimpíadas de Moscou no ano de 1980 e é símbolo de todos os outros mascotes. O uso de animais, por sinal, é corrente: cachorro (Munique, 1972), castor (Montreal, 1976), lobo (Sarajevo, 1984), tigre (Seul, 1988), corujas (Nagano, 1998) entre outros.
A escolha dos nomes dos mascotes oficiais de 2016 que representam a fauna e a flora do Brasil foi feita pelo público em votação pela internet. Foi uma justa homenagem aos poetas brasileiros de mesmo nome e à cidade do Rio de Janeiro.
A XXXI Olimpíada Rio 2016 ocorrerá entre os dias 3 e 21 de agosto. Algumas cidades que foram sede da Copa do Mundo, fora do Estado do Rio de Janeiro, também receberão competições. É o caso de Belo Horizonte, Brasília, Salvador e São Paulo, que receberão em suas arenas jogos preliminares de futebol (medalha de ouro nunca conquistada pela seleção canarinho).
![]() |
Na sequência, os Jogos Paralímpicos de Verão 2016 ou Jogos da XV Paralimpíada de Verão serão realizados entre os dias 7 e 18 de setembro com disputas de vôlei sentado, competições de atletismo e natação, iatismo, tiro, futebol de 5 e de 7, entre outros esporte.
Os próximos jogos serão disputados na cidade de Tóquio, no Japão, em 2020.
LINKS DE ACESSO:
Texto bastante esclarecedor. Não havia passado na minha cabeça que eles representam Flora e Fauna. Nada indica....Os nomes não me parecem apropriados e as outras opções ,menos ainda.Dos males ,o menor. NORMA VALLE
ResponderExcluirTambém não gostei do nome dos mascotes. Embora tenha sido uma homenagem Vinícius e Tom foram ótimos "esportistas" da música e do bom e velho whisky!
ResponderExcluirEU ACHO OS MASCOTES BRASILEIROS UMA PALHAÇADA E PRINCIPALMENTE OS NOMES QUE LHES FORAM DADOS, PARA MIM TALVEZ ATÉ PELA FORÇA DA MIDIA E PELO LADO EMOCIONAL PROPAGADO O MELHOR FOI O URSO DA RUSSIA, QUE AO MEU VER ESTÁ LIGADO A REPREENTATIVIDADE DA RUSSIA, DO FRIO E DOS URSOS QUE EXISTEM NA REGIÃO, CARACTERISTICOS DELES. ACHO QUE OS MASCOTE DAQUI DEVERIA ESTAR LIGADO MAIS AO NOSSO FOCLORE, AS NOSSAS TRADIÇÕES, ACREDITO QUE O SACI DO ZIRALDO ERA A MELHOR OPÇÃO, MAS O FATO DELES REPRESENTAREM A FAUNA E FLORA PARA MIM TUDO BEM, MAS, ACHEI RIDULOS OS NOME SUGERIDOS, ME LEMBRO DE "OPA " E "EPA" ( TEM COISA MAIS RIDICULA,) E BATIZAREM DE VINICIUS E TOM, PRA MIM NÃO FOI A MAIOR APELAÇÃO MIDIATICA. ACHEI HORRIVEL, SEM NOÇÃO!
ResponderExcluir