sexta-feira, 25 de abril de 2014

Selarón: celebração a vida, mosaico de cores

Quando imaginamos que vimos tudo de belo nessa vida nos deparamos com uma escadaria, despretensiosamente instalada em uma discreta entrada da Lapa (Rua Joaquim Silva) e que termina na Ladeira de Santa Teresa no Rio de Janeiro. Surge então uma história que precisa ser contada....

Fonte: Google
A beleza também está presente na simplicidade e mais do que tudo, na energia positiva de certos locais, de determinadas obras de arte que tem uma história peculiar. Resolvemos assim, falar de Jorge Selarón (Limache/Chile, 1947 - Rio de Janeiro/Brasil, 10/01/2013), artista que chegou ao Brasil em 1983 e transformou 215 degraus e 125 metros de comprimento em arte.

Hoje, um dos lugares mais visitados dos bairros da Lapa e Santa Teresa, já foi motivo de gozação ao artista que abandonou a pintura para se tornar o azulejista mais famoso do mundo. Também uma forma de sobreviver, pois sem dinheiro, muitas vezes chegou a passar necessidades. O curioso de sua obra é a autenticidade, já que o material utilizado por Selarón, os azulejos, eram presentes dos turistas de toda parte do mundo que visitavam sua obra a céu aberto. O artista sobrevivia da venda de quadros, postais e outras obras.

No mesmo ano em que a Escadaria Selarón ou Escadaria do Convento de Santa Teresa foi tombada pelo Patrimônio Cultural da cidade do Rio de Janeiro, em 2005, Selarón recebeu o título de Cidadão Honorário do município, claro reconhecimento a sua obra e de sua relevância para o turismo loca.

Foto de Namorinho de Sofá


Foto de Namorinho de Sofá

Escadaria Selarón é considerada pela National Geographic como "a maior escultura no mundo feito por um único indivíduo" e o reconhecimento da obra no Rio de Janeiro inspirou a escadaria de San Francisco (Califórnia, EUA), obra das artistas Aileen Barr e Colette Crutcher.

A escadaria já serviu de inspiração para ensaio da Playboy americana e abrigava a Cia. dos Atores. A morte ainda sem muitas explicações do artista colocou um ponto final na obra: Fala do próprio Selarón que acreditava ser, sua obra inacabada, enquanto estivesse vivo.

O artista foi encontrado queimado, ao lado de um pote de thinner, na escadaria que o consagrou.

Mais informações sobre o artista e a obra:


Fica a dica!
Namorinho de Sofá

Nenhum comentário:

Postar um comentário