sábado, 12 de janeiro de 2013

Um Noir Baiano, por Nelson Motta

O Canto da Sereia - Um Noir Baiano, livro lançado em 2002 por Nelson Motta (Editora Objetiva), foi produzido em formato de microssérie pela Rede Globo e lançado agora em janeiro para ajudar a manter o IBOPE da 'baboseira besta do Bial' (BBB13). 

A história policial desvelada a partir de uma terça-feira gorda de Carnaval em Salvador, conta com atores famosos do cenário global e especialmente de raízes nordestinas (a delegada Pimenta nada mais é do que Margareth Menezes, famosa cantora baiana). 

Por meio de uma narrativa em flashback procura-se descobrir o assassino - ou assassinos - de Sereia, famosa cantora de axé, interpretada por Isis Valverde. Todos são suspeitos: o governador, seu empresário, seu produtor, sua amante, seus amantes e até uma mãe de santo. 

Obviamente que a história adaptada pela Globo é um tanto diferente do livro de Motta. No caso de Augustão (Marcos Palmeira) o investigador que desvenda o crime, sua personalidade underground não fica evidenciada - o detetive particular é movido a sexo, drogas e afro-jazz. Mas, uma coisa boa da microssérie Sereia (realizada em 4 episódios) é a diversidade humana dispostas aos olhos dos telespectadores: tem bicha, lésbica e travesti, tem bandido e político, além da cultura afro retratada na religião do Candomblé. O programa foi muito bom, muito bem feito e os aspectos técnicos são perfeitos: fotografia, montagem, som e etc. 

Ai nos perguntamos: por que a Globo investe em filmes como De pernas pro ar (1 e 2) e não em textos de qualidade como este? Ou é o preço dos direitos ou emissora é mal assessorada. Fica a pergunta no ar e a dica de lermos o livro (que normalmente é muito melhor que as suas adaptações).

Nelson Motta é jornalista, compositor, escritor, roteirista, produtor musical e letrista. Entre seus livros de ficção existem Bandidos e Mocinhas e Força Estranha.

Fica a dica!
Namorinho de Sofá

Nenhum comentário:

Postar um comentário