segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Tem Arte Naïf com Val Margarida e Adriano Dias em Campina Grande (PB)

Quando menos esperamos somos surpreendidos pelo colorido das telas que expressam o autodidatismo e originalidade de seus artistas, que com linguagem própria, poesia, cor e criatividade, nos enchem os olhos de retratos do cotidiano e cores vibrantes. Estamos nos referindo à arte naïf (em francês pode significar ingênuo ou inocente), que vem conquistando mais adeptos pelo Brasil.

Campina Grande abrirá às portas da Galeria Irene Medeiros para dois artistas naif exporem cerca de 30 trabalhos inspirados na identidade negra, nos povos e culturas africanas. A temática surgiu com o planejamento de atividades em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, com o intuito de refletir sobre à constituição do povo brasileiro. A vernissage acontecerá dia 4 de dezembro a partir das 19:30 horas e todo os amantes das artes estão convidados a brindar com os artistas Val Margarida e Adriano Dias.


Val Margarida é natural de Bezerros (PE), mas mora em Campina Grande desde os anos de 1970. É professora da Universidade Estadual da Paraíba e começou a pintar em 2001. Somente em 2017 disponibilizou suas obras à apreciação do público e não parou mais! Em 2018, participou do Festival Internacional de Guarabira-FIAN, expôs na Feira de Arte de Goiás–FARGO e foi selecionada para participar do Encontro Nacional de Arte Naif do Centro-Oeste-ENANCO/2019. Apaixonada pela arte naif, a artista Val Margarida vem se destacando no Estado da Paraíba por sua originalidade e já nos presenteou com uma entrevista deliciosa, que pode ser conferida em http://namorodesofa.blogspot.com/p/blog-page.html

Adriano Dias, natural de Guarabira (PB), é referência no estilo naif. Gosta de reproduzir cenas do cotidiano nordestino e religioso, do imaginário infantil e dos festejos populares. Artista renomado já expôs em festivais como I Mostra Internacional de Arte Naif–BMC na Art Galerry em Barcelona, no 6º Mondial Art Festival Katowice na Polônia, na Mostra em Homenagem ao Cordel do Pavão Misterioso no SESC de Campina Grande entre outros.

Intitulada Da Cor do Brasil, a exposição poderá ser visitada até o dia 23 de dezembro de 2019, no Teatro Municipal Severino Cabral. A entrada é franca. 

Fica a dica!
Carol cavalcanti

Nenhum comentário:

Postar um comentário