quinta-feira, 4 de abril de 2019

A vida imita a arte. Ou seria ao contrário?

Homenagem feita aos alunos de Suzano (SP), no muro da Escola Raul Brasil.
Fonte: Google.
No último dia 13 de março, a Escola Estadual Raul Brasil, na cidade de Suzano (SP), foi atacada por dois ex-alunos com tiros de metralhadora, ataques com machados e tentativas de tiros com arco e flecha. A invasão e a morte de sete alunos deixou a comunidade local aterrorizada e todo o mundo chocado. Esse tipo de ato violento não é muito comum por terras brasileiras. A única chacina de que temos conhecimento aconteceu em 2011, no bairro de Realengo, no município do Rio de Janeiro (RJ), quando também um ex-aluno invadiu a Escola Municipal Tasso da Silveira e matou ao todo 12 pessoas, cometendo suicídio na sequência.

Este post vai relembrar alguns filmes que retrataram acontecimentos semelhantes, em escolas ou outros espaços comuns, que contavam com a presença de inocentes que acabaram sendo mortos.

O mais famoso é filme do diretor Gus Van Sant, Elefante (2003) que retrata algo semelhante ao ocorrido nas escolas mencionadas acima. O filme conta a história de dois adolescentes que aguardam a chegada de metralhadoras semiautomáticas para cometerem o atentado em uma escola. 




O filme, à época, chocou o público pela coragem de tratar de tema tão delicado. Pela ousadia e ao mesmo tempo pela delicadeza, o diretor ganhou três prêmios no Festival de Cinema de Cannes, um deles a Palma de Ouro. Para mim um roteiro arrebatador, com uma direção firme e belas atuações.

Outro filme lançado um ano antes (2002), recria a tragédia mais famosa ocorrida dentro de uma escola norte americana, o massacre na escola Columbine. O filme Zero Day, dirigido por Ben Coccio, também multi premiado, choca pelo uso da linguagem em relato dos autores do crime, ao descrever as motivações e as sensações envolvidas na decisão de atentar contra a vida de centenas de alunos. As aparições são muitas vezes sarcásticas e chocam pela crueldade no uso das palavras.






Outro filme que tem como base os acontecimentos de Columbine é April Shower (2009), que narra a partir de uma sobrevivente, o retorno à escola e a tentativa de se levar uma vida normal após a morte de vários alunos. Esse drama é o menos famoso das três obras e tem uma pegada mais sentimental que o normal, de drama mesmo.

Na pesquisa sobre filmes com a temática ainda encontrei Manhã Sangrenta (2002), Duck! The Carbine High Massacre (1999), Tarde Demais (2010), Bang, Bang! Você Morreu! (2002) e Sem Medo de Morrer (2007).


Filmes para reflexão sobre maus tratos na escola, ausência familiar na criação dos filhos e bullying. Muita coisa pode explicar, mas nunca justificar.

Fica a dica!
Carol Cavalcanti


Nenhum comentário:

Postar um comentário