Cá entre nós, vocês já ouviram falar da cidade de Tatuí no interior do Estado de São Paulo? E do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos – o Conservatório de Tatuí? Não? Pois bem, vamos contar aqui uma historinha para vocês.
O Conservatório de Tatuí foi criado por Lei em 1951 e inaugurado em 1954. Com mais de 60 anos de existência vem formando músicos e instrumentistas brasileiros e estrangeiros sem cobrar um tostão. São 51 cursos, com duração média de seis anos cada que formam novos talentos que destacam-se em concursos nacionais e formaram alguns dos maiores nomes da música nacional, da América Latina e até de países de outros continentes. Pois bem, esse exemplo de educação musical reconhecido muito mais fora do Brasil do que aqui dentro, localizado a 130 km da maior capital de estado do país, vem ao longo dos anos tendo suas verbas reduzidas e atualmente vem tendo seus professores dispensados. Sabemos que a qualidade da aprendizagem passa por bons professores. Não é?
Em meio a momentos sombrios, de reformas que parecem nos levar à épocas antes esquecidas, o conservatório oferece cursos de Artes Cênicas, Canto Lírico, Choro, Cordas, Educação Musical, Luteria, Matérias Teóricas, MPB&Jazz, Música de Câmara, Percussão Sinfônica, Performance Histórica entre outros.
Namorinho de Sofá mostra seu repúdio a mais uma tentativa dos governos estaduais focados na desestruturação e sucateamento da arte erudita do nosso país. Vamos nos mobilizar para pelo menos deixar a par à sociedade brasileira e internacional, do que vem acontecendo em Tatuí e em outras instituições Brasil a fora.
Cultura é tudo!
(matéria inspirada na indignação de uma de nossas seguidoras)
Acessem a Programação do mês de outubro e reflitam: para onde vamos? http://www.conservatoriodetatui.org.br/noticias/programacao-pedagogica-artistica-do-mes-de-outubro/
Nenhum comentário:
Postar um comentário