Foto retirada do site do cantor |
Você já ouviu falar desse rapaz da foto? Não?! Eu também não sabia de quem se tratava até ser solicitada que ouvisse suas músicas. E confesso, gostei das baladinhas do cantor que já é o xodó de cantores como Tom Zé.
Bom, o nome dele é Pélico, cantor de bares na cidade de São Paulo que com muito trabalho já gravou 3 CDs (todos disponíveis no youtube para baixar ou para venda no site do cantor) e desponta no cenário local (Sampa) almejando novos palcos. Por enquanto, ainda é um cantor independente.
O que se percebe ouvindo as músicas do cantor é que, realmente, como ele próprio diz, suas influências são diversas. No site do cantor, em sua biografia, as influência vão de Cartola, Cássia Eller, Luiz Gonzaga, Caetano Veloso e de tantos outros, de estilos tão díspares, que só poderia se enquadrar em MPB mesmo.
Numa análise preliminar, de ouvidos não tão preciosos, mas atentos, o estilo de Pélico lembra muito outros cantores da sua geração, com Thiago Phetit, Tulipa Ruiz, Marcelo Jeneci, Filipe Catto (que já gravou música de sua autoria) e Bárbara Eugênia (do clipe acima). Por outro lado, as letras das músicas são mais pretensiosas, mais profundas, mais significativas. O uso de instrumentos metálicos também pode ser encontrado em sua obra de forma marcante, diferencial dos demais artistas citados acima (assim como a profundidade de algumas composições). Destaque para os arranjos de suas músicas.
Os CDs do cantor são O Último dia de um homem sem juízo (2008), Que isso fique entre nós (2011, destaque da Revista Rolling Stones) e Euforia (2015). Vale a pena, despretensiosamente, conhecer a obra do rapaz. No youtube você encontra clipes e parcerias do cantor com outros nomes da música popular brasileira.
Site do Pélico - http://www.pelico.com.br/
Fica a dica,
Namorinho de Sofá
Tos o querem. Ótimo compositor e cantor. Amei!
ResponderExcluir*Todos os bons o querem
ResponderExcluir*Todos os bons o querem
ResponderExcluirTos o querem. Ótimo compositor e cantor. Amei!
ResponderExcluirValeu a dica Bonina, já percebemos que é fã mesmo!
ResponderExcluir