Na semana em que os nomes dos novos mascotes das Olimpíadas e das Paralimpíadas que acontecerão na cidade do Rio de Janeiro em 2016 foram escolhidos (Vinícius e Tom), você já se perguntou quando surgiram os mascotes olímpicos? Pois, bem, os mesmos surgiram a partir das Olimpíadas de Grenoble em 1968 com o mascote Schuss (um esquiador). Desde então todo evento esportivo apresenta um ou mais de um mascote, já que as paralimpíadas ocorrem logo na sequência de encerramento dos jogos olímpicos.
Considerado o mais famoso entre todos os mascotes esportivos está Misha, que abrilhantou, virou desenho e apresentou um novo filão comercial que sempre é lembrado. O urso, símbolo da Rússia, foi mascote das Olimpíadas de Moscou no ano de 1980 e é símbolo de todos os outros mascotes. O uso de animais, por sinal, é corrente: cachorro (Munique, 1972), castor (Montreal, 1976), lobo (Sarajevo, 1984), tigre (Seul, 1988), corujas (Nagano, 1998) entre outros.
A escolha dos nomes dos mascotes oficiais de 2016 que representam a fauna e a flora do Brasil foi feita pelo público em votação pela internet. Foi uma justa homenagem aos poetas brasileiros de mesmo nome e à cidade do Rio de Janeiro.
A XXXI Olimpíada Rio 2016 ocorrerá entre os dias 3 e 21 de agosto. Algumas cidades que foram sede da Copa do Mundo, fora do Estado do Rio de Janeiro, também receberão competições. É o caso de Belo Horizonte, Brasília, Salvador e São Paulo, que receberão em suas arenas jogos preliminares de futebol (medalha de ouro nunca conquistada pela seleção canarinho).
Na sequência, os Jogos Paralímpicos de Verão 2016 ou Jogos da XV Paralimpíada de Verão serão realizados entre os dias 7 e 18 de setembro com disputas de vôlei sentado, competições de atletismo e natação, iatismo, tiro, futebol de 5 e de 7, entre outros esporte.
Os próximos jogos serão disputados na cidade de Tóquio, no Japão, em 2020.
LINKS DE ACESSO: