terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Brevíssima retrospectiva de 2013

A retrospectiva não será exatamente de nossa atuação como divulgadoras culturais, porque deixamos a dever um pouquinho com a correria do nosso dia a dia. Mas, tentaremos fazer uma retrospectiva do que de bom aconteceu para a cultura local e nacional.

Em Campina Grande:

1) A incomparável peça de teatro da Cia. Munguzá (SP), intitulada Luis Antônio - Gabriela do diretor Nelson Baskerville foi apresentada com enorme sucesso em 10 de agosto. Quem perdeu, não se emocionou como tal.
2) O Festival de Inverno de Campina Grande contou com a participação de cerca de 500 artista, dentre eles, Lenine, Antônio Barros, Carlinhos de Jesus, Cabruêra, o Grupo de Teatro Galpão dentre outros.
3) O monólogo Também queria te dizer - cartas masculinas com o ator Emilio Orciollo foi encenada em março no Teatro Municipal Severino Cabral.
4) Na música passaram recentemente pela cidade Roberto Carlos e Ana Carolina, além do cantor Jorge Vercillo. No Projeto 7 Notas foram muitas as atrações, como Tributo a Nara Leão apresentado pela cantora campinense Adília Uchôa, o grupo de chorinho Sexteto Ensaio.com, além de Toninho Borbo.
www.grandecampina.com.br 

No Brasil:

1) Indicados ao Prêmio Shell de Teatro (2013): entre os destaques com maior número de indicações estão as peças "Conselho de Classe", de Jô Bilac e direção de Bel Garcia e Susana Ribeiro, e "Elis, A Musical", de Nelson Motta e Patrícia Andrade com direção de Dennis Carvalho, disputando cada um três categorias. O espetáculo de Jô Bilac é finalista nas categorias de autor, direção e cenário. A peça sobre Elis Regina disputa o prêmio de melhor atriz, melhor figurino e melhor música.

2) Festival de Gramado de 2013: O 41º Festival de Cinema de Gramado conheceu seus vencedores do cinema latino e brasileiro. “Tatuagem”, de Hilton Lacerda foi o grande vencedor do Festival com os Kikitos de melhor filme, melhor ator para Irandhir Santos e melhor trilha musical para o Dj Dolores. Na mostra estrangeira, Cazando Luciérnagas, produção colombiana, arrebatou o júri e levou quatro dos seis prêmios: melhor diretor, melhor ator, melhor atriz, melhor roteiro e melhor fotografia. Entre os curtas-metragens, Acalanto, filme de Arturo Sabóia foi o grande vencedor. Foram cinco Kikitos na bagagem: melhor filme, melhor diretor, melhor atiz, melhor trilha musical e melhor direção de arte.  Confira abaixo a lista completa dos vencedores do Festival de Gramado.
3) Lançamento internacional do filme Flores Raras (Reaching for the Moon/Bruno Barreto) não só fez sucesso imediato no Brasil especialmente pela presença marcante de Glória Pires, mas vem conquistando fãs por todo o mundo. Pela história e pelas atuações.
Não podemos esquecer das coisas ruins, tipo aquela música Piradinha, de um tal de Gabriel Valim. O que significa "ela tá doidona, fora da casinha"????? Deixa prá lá!
Esperando retornar em 2014 com mais fôlego, tempo e novidades culturais, especialmente de Campina Grande, desejamos boas festas!
Namorinho de Sofá

2 comentários: