sábado, 2 de fevereiro de 2013

Crônica de um salão de beleza

Nós também vamos a manicure e teclamos de unhas feitas. Das mãos e dos pés. 

E às vezes nos deparamos com aquelas antigas edições de Caras, Claúdia e outras revistas do gênero que só encontramos em salão de beleza. Bom, lá estava eu folheando uma de 2011. Me deparei com duas reportagens sobre duas mulheres distintas: Olga Curaro (sua foto em um tatame meditando me chamou a atenção além de seu sobrenome) e de Carmen Silva, uma colunista Revista Cláudia já falecida.

A primeira trabalhou durante anos na TV Globo e tinha como função principal lidar com as crises dentro da empresa (de mercado, creio eu) e com o pessoal envolvido. Seu maior empreendimento foi lapidar a então candidata à época Dilma Rouseff  para ser aceita com candidata à presidência pela população brasileira. Conseguiu. Para muitos seu maior triunfo como profissional. Para mim, que a 'reconheci' em duas ou três folhas, ficou uma frase mais ou menos assim: "se você teve um dia muito ruim, perdeu seu emprego, por exemplo, não se desespere. Vá fazer um exercício físico para lidar melhor com tudo isso. Sua reação será outra no dia seguinte". Concordo, a oxigenação no cérebro realmente faz milagres - e a frase é minha, interpretada da fala dela.

A segunda, faleceu no ano de 1985 no Rio de Janeiro após 2 décadas comandando a coluna 'A Arte de Ser Mulher' da Revista Cláudia. Muito revolucionária para 'uma mulher' recebia cerca de 500 cartas (por mês eu acho, não me recordo) e tratava as mulheres como deveriam ser tratadas. Segundo ela, sua formação em psicanálise não era de forma alguma embasamento para sua coluna, já que entendia que um consultório médico e a relação ali criada distanciavam as pessoas. Ela respondia como uma mulher - só que muito a frente de seu tempo.


A nossa dica é a produção literária dessas duas mulheres que tem em comum serem além de seus tempos, terem superado o machismo em suas épocas e trabalhos e, terem deixado lições muito interessantes. A coluna, por exemplo, não deu certo sem sua grande redatora. E a Dilma tá lá no planalto, mesmo a gente enxergando apenas o mau humor da Ministra da Casa Civil. Este, transformado por uma ideologia aikidoísta de vida de Curaro, que basicamente insiste no controlar suas emoções e dar o melhor de si.

Biografia de Carmen da Silva:

Setiembre, 1957,
Sangue sem dono, 1964
A Arte de Ser Mulher - Um Guia Moderno Para o Seu Comportamento, 1967
O Homem e a Mulher no Mundo Moderno, 1969
Fuga em Setembro, 1973 (tradução do Setiembre)
Histórias Híbridas de uma Senhora de Respeito, autobiografia de 1984

Biografia de Olga Curaro:

A Notícia na TV
Encontro com a Imprensa
Correr para o Abraço e Cá entre nós. 
Passa pra dentro, menina! 


Fica a dica!
Namorinho de Sofá

Nenhum comentário:

Postar um comentário