segunda-feira, 5 de junho de 2017

#DevolvaMeuSaoJoao

Os festejos juninos de 2017 tem causado muita polêmica, especialmente nas redes sociais. O público em geral adepto do forrozinho pé-de-serra e também do baião, da música de raiz nordestina, além de um bocado de artistas que tem um maior número de apresentações nessa época, tem vindo a público para mostrar sua indignação com a programação das festas mais famosas: a de Campina Grande (PB) e de Caruaru  (PE).

Nos últimos anos, os municípios tem entregue suas festas à organização da iniciativa privada ficando reféns na escolha da programação. Como publicado em 'A Maior Festa de Peão do Mundo!' só em Campina Grande a programação inicial (antes de alguns cancelamentos) constava com 8 atrações sertanejas. 

A programação do São João de Caruru também traz atrações sertanejas como Gusttavo Lima e Simone e Simaria, além de outros gêneros, como a música eletrônica (!). Programação de Caruaru 

Elba Ramalho reclamou da programação dizendo respeitar todos os gêneros musicais e cantores apesar de não entender a desvalorização da cultura nordestina no que há me mais típico na região, os festejos juninos. E.R. é uma das atrações permanentes tanto em Caruraru quanto em Campina e pondera em um vídeo que vem sendo disponibilizado no Facebook e Instagram que cada um tem seu espaço para que a cultura local de cada região seja respeitada.

"Eu reivindiquei lá na Paraíba. Porque o São João de lá tá muito mais comprometido que o daqui (Caruaru). [...] Tem espaço para tudo. [...] em Campina, não ter o Biliu de Campina, não ter Alcymar Monteiro [...]. Eu reclamei bastante. Quando chega o São João se você não tiver forró, eu não quero ir para uma festa que não tenha forró".

Estão ai as hashtags utilizadas pelos artistas do nordeste contra a invasão das botas, fivelas e chapéus de peão: #SaoJoaoNaoEhFestaDePeao #PorFavorDevolvaOMeuSaoJoao #DevolvaMeuSaoJoao Se você também é contra, manifeste-se nas redes sociais em favor da cultura nordestina.

Fica a dica.
Namorinho de Sofá

Notícias sobre o assunto:

http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/viver/2017/06/02/internas_viver,706681/sanfoneiros.shtml

http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/viver/2017/06/04/internas_viver,707154/elba-reclama-do-sertanejo-no-sao-joao-e-critica-programacao-de-campina.shtml

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2017/06/04/interna_diversao_arte,600099/elba-reclama-do-sertanejo-no-sao-joao-e-critica-programacao-de-campina.shtml (assista a fala da cantora neste link).