domingo, 14 de fevereiro de 2016

Tomie Ohtake

Google imagens
Você fica meses com ideias rondando sua cabeça, mas sem vontade. Você fica meses pensando que tem que ter mais responsabilidade e manter os seguidores lendo seu blog, mas não tem ânimo. Ai, a partir de uma postagem de um amigo em uma rede social resolve escrever. Assim surgiu a vontade de falar um pouco sobre a artista plástica Tomie Ohtake que completou nessa semana um ano de morte. Viveu e contribuiu com o Brasil até os 101 anos de idade.


 
Google imagens
A japonesa mais brasileira que se tem notícia foi não somente uma expoente nas artes plástica recebendo algumas honrarias em vida mas, também fez o favor de embelezar algumas cidades brasileiras como São Paulo e Santos com suas obras de estética abstrata. 

Suas pinturas, mas especialmente suas esculturas são obras públicas distribuídas em sua grande maioria por lugares de grande circulação de pessoas na cidade de São Paulo, como a Avenida Paulista ou mesmo o metrô da Consolação.



 
No ano de 1995 recebeu o Prêmio Nacional de Artes Plásticas do Ministério da Cultura – MinC. Em 2001 foi criado o Instituto Tomie Ohtake que leva seu nome. 

Fica a dica!
Namorinho de Sofá
(Para Paulo Henrique)


Para saber mais sobre o instituto assista ao vídeo sobre o instituto que leva o nome da artista.



Hoje (14/02) é o último dia para visitar a exposição A Arte e a Ciência - Nós entre os Extremos
e até o dia 6 de março pode ser conferida a exposição Da Banalidade - Volume 1, com instalações de Ana Elisa Egreja, Julia Kater e Cabelo. 

LOCAL: Av.Brigadeiro Faria Lima, 201, Pinheiros - São Paulo - SP


Não só os artistas plásticos são fãs da T.O., mas também os arquitetos são seus grandes admiradores. Quem conhece sua obra reconhece seus traços por onde passar. Pesquisem mais sobre T.O. Essa é minha dica de domingo e de retomada da escrita.


Santos (SP). Google imagens
Tokyo (Japão). Google imagens.
 
Rio de Janeiro (RJ). Google imagens.
Aeroporto de Guarulhos (SP). Google imagens