Se você está passeando pela Paraíba em um desses feriadões e quer deixar de lado um pouco a praia e o Sol quente vale uma visitinha a Areia, cidade no Brejo Paraibano a 130 quilômetros da capital do Estado, João Pessoa.
Por lá você pode visitar o Museu de Pedro Américo, que fica na casa onde nasceu o pintor internacionalmente famoso, que como obras reconhecidas podemos citar algumas: o painel Independência ou Morte! (1888, 4,15X7,6 metros) que pode ser visitada no Museu Paulista (na cidade de São Paulo) e, Tiradentes Esquartejado (1893, que está no Museu Mariano Procópio em Juiz de Fora/MG).
Também pode-se visitar o Museu da Rapadura que fica dentro do campus da Universidade Federal da Paraíba, o Museu Regional de Areia, o Teatro Minerva e caminhar pelas ruas de calçamento da cidade. O comércio turístico ainda é fraco, tendo apenas um local de venda de artesanato popular que fecha na hora do almoço aos finais de semana e feriado e não reabre mais. Uma curiosidade negativa.
Fotos: Carol Cavalcanti |
Fotos: Carol Cavalcanti |
A cidade durante o ano participa de programação cultural intensa, que fez com que no ano de 2009 a mesma fosse indicada como Capital da Cultura.
Em julho participa do Caminhos do Frio Rota Cultural com muita música e teatro, em setembro tem o Festival de Artes de Areia e o Festival Brasileiro de Cachaça e Rapadura, conhecido como Bregareia.
Fotos Carol Cavalcanti |
Além dessa programação anual você ainda pode se aventurar e visitar um dos 117 engenhos. Um deles é o Engenho Triunfo que recebe diariamente visitantes com sorvete de maracujá. limão e abacaxi com uma pitadinha de cachaça. A recepção é harmônica e as flores de todos os tipos são uma visão agradável para os acostumados ao cinza das grandes cidades. Dentro do local você ainda pode fazer umas compras e levar a bons preços lembranças do engenho.
Site do Engenho Triunfo: http://cachacatriunfo.com.br/
Site do Engenho Triunfo: http://cachacatriunfo.com.br/
Fotos Carol Cavalcanti |
Para almoçar a dica é o Restaurante Rural Vó Maria (desde 2013), na comunidade Chã de Jardim, um local sustentável em meio à Mata Atlântica que valoriza o simples e a comida regional de alta qualidade (picado de bode, bode, galinha ao molho, carne de sol, arroz de leite, sucos e doces naturais). Não podemos deixar de ressaltar o artesanato e o ótimo atendimento das pessoas que ali estão para atender os visitantes. Não deixem de acessar o vídeo sobre o empreendimento cultural Vó Maria.
Fica nossa dica. Caso não tenha passeio para o feriado de hoje, Areia é a pedida!
Namorinho de Sofá