domingo, 28 de setembro de 2014

Gerson Camarotti: segredos, conluios e curiosidades do último conclave

Google imagens.
Gerson Camarotti nos dias atuais é o "jornalista queridinho" de quem gosta de informações precisas, mas que são dadas de forma simples a quem pouco entende de termos específicos da economia e política, por exemplo. É jornalista da Globo News e escreve para Blog do Camarotti.



Mas, a matéria não é exclusivamente sobre o jornalista, mas sim sobre seu recente livro Segredos do Conclave (2013) que já está na segunda edição pela Editora Geração e que deve aumentar suas vendas depois da indicação ao Prêmio Jabuti de Literatura na categoria Reportagem.

Google imagens.


O livro contém 11 capítulos que vão tratar do antes, durante e depois do conclave que elegeu o Papa Francisco e do qual o jornalista pode participar bem de perto. O livro conta ainda com um interessante Posfácio intitulado Uma análise weberiana da estratégia política da Santa Sé para reconquistar a América Latina e a primeira entrevista exclusiva do Papa Francisco após sua eleição.

A leitura do livro é simples, como a própria forma de conduzir suas aparições no Jornal da Dez, só ficando um pouco entediosa na apresentação de alguns dados estatísticos, porém curiosos em relação a Igreja Católica e alguns tabus que ainda a cercam (como aborto, casamento entre pessoas do mesmo sexo, divórcio entre outros). Apesar do marasmo com a apresentação dos dados vale à pena prestar atenção nos mesmos.

Interessante também é a informação que nos é passada sobre o crescimento de outras religiões no Brasil e na América Latina, em especial, bem como, os motivos que levaram a esse fato durante décadas e a inércia da Santa Igreja para tal. As análises sobre o distanciamento da igreja e seus motivos são interessantíssimos e mexem com a própria estrutura do catolicismo contemporâneo. Não é à toa que Bergoglio e seu franciscanismo estão onde estão hoje. Sim, ele Papa e sua ordem tem a dura missão de resgatar os milhões de fiéis desgarrados nas últimas de décadas por todo mundo.

Fica nossa dica de leitura e ah....o Papa Francisco leu o livro!


Confira todo os indicados ao JABUTI 2014 em http://premiojabuti.com.br/resultados/todas-categorias/